sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Por terras de Portugal... Hoje em Viseu!!









Era uma vez...








um pequeno burgo situado no interior, perto do sopé de uma grande montanha que foi crescendo, crescendo e que se transformou numa cidade a que foi dado o nome de Viseu.

A sua história foi-se construindo, ao longo dos anos, com as conquistas dos seus heróis, com as suas tradições, com os seus artistas, os seus monumentos, transformando-se num espaço agradável, tal como o poeta o cantou.

Viseu

Senhora da Beira

Eternamente bonita

Ditosa e sempre romeira

Duma beleza infinita

Numa das mãos o rosário

Na outra o fuso a bailar

Ao longe a voz do Hilário

Cantando o fado ao luar.

Viseu

Cidade museu

Onde Grão Vasco nasceu

Um génio de pintor nato

Alvor, do Lusitano valor

Desse general pastor

Que se chamou Viriato

Viseu


Sabes como nasceu esta cidade?



Como todas as cidades, a sua história é feita de lendas, pequenas histórias que vêm sendo contadas, passando de geração em geração, tentando explicar as transformações que os espaços e a vida dos homens sofreram, através dos tempos.

Não é por acaso que a cidade tem o nome de VISEU.

Conta-se que, nos tempos da reconquista, os guerreiros cristãos chegaram perto da cidade, pelo lado do Nascente. Desse local, onde se dividem as águas dos rios Pavia e Dão, avistaram uma localidade pendurada num alto e um deles perguntou:

-Que viso (vejo) eu?

Desta pergunta surgiu o nome Viseu.

Como vais ver, esta cidade atravessou vários períodos da nossa História.

Diz a lenda que, muito antes de se ter constituído o reino de Portugal, havia em Viseu um rei chamado D. Ramiro II.

Um dia, este rei partiu em viagem para outras terras. Nessa viagem, conheceu Sara, irmã de Alboazar, rei do castelo de Gaia, por quem se apaixonou.

Quando voltou da viagem, a sua paixão por Sara era tão grande, que nunca mais se importou com a sua esposa D. Urraca. Perdido de amores, resolveu raptar Sara.

Entretanto, o irmão de Sara, ao saber do que aconteceu, ficou furioso e resolveu vingar-se. Então raptou D. Urraca e levou-a para o seu castelo.

D. Ramiro, ferido no seu orgulho, regressou à cidade de Viseu e aí escolheu alguns dos soldados mais valentes. Ao chegarem ao castelo de Gaia, os soldados esconderam-se num pinhal e o rei, disfarçando-se de peregrino, escondeu-se no castelo.

Como Alboazar tinha ido à caça, o peregrino encontrou o caminho livre e chegou facilmente junto da rainha D. Urraca, a sua verdadeira esposa. Ao vê-la, D. Ramiro despiu o disfarce e tentou abraçá-la. D. Urraca, como sabia que tinha sido traída pelo marido, afastou-o furiosa. Começaram a discutir. Nesse momento chegou Alboazar da caçada. Como D. Ramiro não podia fugir, D. Urraca, confusa, escondeu-o num armário; todavia, ao ver entrar Alboazar, resolveu vingar-se, abrindo as portas do armário.

D. Ramiro foi levado para ser executado.

Ao chegar ao lugar da execução, pediu que o deixassem despedir-se dos sons da sua buzina, antes de morrer.

Como o deixaram realizar o desejo, D. Ramiro pegou na buzina e tocou três vezes, com todas as suas forças. Era este o sinal que ele tinha combinado com os seus soldados para que estes, ao ouvi-lo, lhe acudissem imediatamente.

Assim, de repente, saindo do pinhal onde estavam escondidos, os soldados cercaram o castelo e incendiaram-no. Alboazar morreu às mãos dos soldados de D. Ramiro.

Esta lenda ficou lembrada para sempre na história de Viseu, representada no campo (centro) do Brasão da cidade.

Tudo o que acabaste de ler são histórias que o povo conta; mas a verdade histórica desta cidade foi investigada por estudiosos que se interessaram por reconstituir os acontecimentos relacionados com o seu espaço e as suas gentes.



2 comentários:

  1. Terra dos viriatos(bolos deliciosos). Distrito com os melhores ares do país.

    ResponderEliminar
  2. E o nome desses bolos foi inspirado em Viriato, personalidade muito influente neste distrito...

    ResponderEliminar