domingo, 30 de janeiro de 2011

Presidentes da Républica - António de Spínola


António Sebastião Ribeiro de Spínola teve uma actividade militar apreciada na guerra colonial em Angola. Na Guiné-Bissau, experimenta uma orientação inovadora como comandante-chefe e notou-se ai mesmo pela política de tentativa de integração social que empreendeu.

Como vice-chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, foi exonerado devido à publicação do livro Portugal e o Futuro, em que questionava a causa sobre a política colonial do governo de Marcelo Caetano. Após o golpe militar de 25 de Abril de 1974, a junta de Salvação Nacional elegeu-o para Presidente da República. Sabendo nós que o General Spínola desempenhou os mais diversos cargos, tendo recebido ainda a rendição de Marcelo Caetano, e o seu livro teve um grande peso e influência sobre a política em Portugal.

A Vida de António Spínola

Nasceu em 1 de Abril de 1910, em Estremoz, no Alto Alentejo, acabando por falecer em Lisboa a 13 de Agosto de 1996.

Filho de António Sebastião de Spínola e de Maria Gabriela Alves Ribeiro de Spínola. Era filho de uma família abastada. O seu pai foi Inspector Geral de Finanças e chefe de gabinete de Salazar no Ministério das Finanças.

Em 1920, ingressa ao Colégio Militar, em Lisboa, para fazer o ensino secundário em 1928. Nesse mesmo ano, inscreve-se na Escola Politécnica de Lisboa.

Casou, a 1932, com Maria Helena Martin Monteiro de Barros.

Sem comentários:

Enviar um comentário